segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Companhia Arteira prepara o espetáculo “Sonho de uma noite de verão”, de William Shakespeare

A Companhia Arteira, de Nova Friburgo, está produzindo o espetáculo “Sonho de uma noite de verão”, de William Shakespeare, e estará no Teatro Municipal Laércio Rangel Ventura no dia 17 de outubro (segunda-feira), às 19 horas, com entrada franca, para apresentar o processo de criação da montagem, que conta com o apoio financeiro do Fundo Municipal de Cultura por meio de uma Seleção Pública para Apoio e Fomento de Projetos Culturais de Nova Friburgo, através de Edital - Chamada Pública Nº 02/2016 – da Prefeitura local.

A estreia do espetáculo está agendada para os dias 26 e 27 de novembro, às 20h, também no Teatro Municipal, com classificação livre, porém menores de 18 anos devem estar acompanhados do responsável. O ingresso terá o valor de R$30,00 (inteira) e R$15,00 (meia), e poderão ser adquiridos em breve.

Processo de montagem
A Companhia Arteira apresentará uma proposta inovadora e estética contemporânea, especialmente dedicada a jovens e adolescentes (12 a 17 anos), onde bonecos e atores contracenarão para compor a encenação, aprofundando assim o intercâmbio entre essas duas linguagens.

No dia 17, o público saberá como está sendo a concepção e confecção dos figurinos e do cenário; a criação do desenho de luz e as músicas que irão compor a trilha sonora, assim como a confecção e manipulação dos bonecos a serem utilizados em cena, que conta com a experiência da atriz Marize Nogueira, do Rio de Janeiro, que vem orientando o trabalho.

Texto
No texto clássico de Willian Shakespeare, fadas e duendes (seres invisíveis aos olhos humanos) divertem-se com o ‘destino’ dos seres humanos, interferindo, sem serem percebidos, no desfecho de suas histórias. A proposta da Companhia Arteira é uma montagem na qual os personagens humanos do espetáculo serão representados pelos bonecos, manipulados em cena pelos seres elementais, atores/personagens: Titânia, Oberon, Puck e fadas. Ou seja: os seres mágicos da floresta brincam, literalmente, com o destino de seus ‘joguetes’: os humanos. Dessa forma, atores e bonecos revezam-se e complementam-se em cena contribuindo para a atmosfera mágica que o texto propõe, levando ao público um espetáculo lúdico, divertido e com música ao vivo.

O texto trata de valores universais, numa trama onde seres elementais e seres humanos tecem seus destinos.  E como a vida é sonho, feito de matéria desconhecida, os seres élficos conduzirão o espetáculo em busca de distração, interferindo na vida dos humanos, como na mitologia nórdica as Nornas tecem a trama da vida.

Nesse universo pulsante na alma dos jovens, que, no conflito entre a fantasia e a realidade, a renovação e a tradição, a emoção e a razão, buscam conexão com as forças da natureza e seus elementos arquetípicos, o jovem vive na transição, na dúvida, atraído ora pelas forças oníricas, representadas no texto pelos elementais élficos, ora pelas forças terrenas de realização e concretização, representadas pelas leis atenienses. O limiar é a floresta, com seus mistérios e conflitos, permeados pelas forças da inconsciência, onde o fio condutor é o desejo do encontro com o verdadeiro amor.

"Sonho de uma noite de verão"
Com a Companhia Arteira

Bate-papo sobre o Processo de criação
17 de outubro (segunda-feira)
19 horas
Teatro Municipal Laércio Rangel Ventura – Suspiro
Entrada franca

Estreia
26 de novembro - 20 horas
27 de novembro - 18 horas
30 de novembro - 10 horas - Especialmente dedicada às escolas, para os alunos a partir do 6º ano.
Teatro Municipal Laércio Rangel Ventura – Suspiro
Classificação Livre

http://ciaarteiranf.blogspot.com.br/

PATROCÍNIO
Prefeitura Municipal de Nova Friburgo - Secretaria Municipal de Cultura

APOIO
Nova Mix distribuidora

Doces Sader
Vilamom Malhas
Botica Brasil
Superpão
Chimarron Churrascaria
Confeitaria Baião
Farmácia Dose Única
CulturaNF
Cultura Inglesa Nova Friburgo
Associação Centro Cultural Viva

Nenhum comentário:

Postar um comentário