BOI ARROBA


Boi Arroba

Concepção

O espetáculo Boi Arroba foi concebido em  2013 pela Companhia Arteira a partir de pesquisas sobre o Auto Popular do Boi em diversas regiões do Brasil. A lenda sobre a morte e ressurreição do  boi, símbolo de força, resistência e poder da vida sobre a morte, a música e a dança características desta manifestação popular, a fé e religiosidade, expressando a originalidade e o sincretismo dos povos formadores da cultura brasileira.

Segundo Américo Pellegrini Filho, folclorista da Universidade de São Paulo (USP),"o boi é um dos folguedos mais representativos da cultura brasileira, pois reúne traços de três grandes ramos da formação do nosso povo: europeu, indígena e afro-negro". 


O texto, autoral e de construção coletiva, congrega elementos do auto do boi do Maranhão, região Nordeste, com os personagens Catirina e Pai Francisco (Nêgo Chico), o Boi e a Burrinha, o amo, o médico branco, o pajé e a rezadeira, cantorias de bois de diferentes regiões do Brasil, e a execução do Mineiro-pau típico da região Sudeste. É um espetáculo inspirado nas culturas populares do Brasil e pode ser realizado tanto em palco italiano quanto em semi-arena, praças, galpões ou quadras esportivas.


Sinopse

Para atender ao desejo de Catirina, a esposa grávida, Nêgo Chico corta a língua do Boi Arroba, um animal com dotes especiais. Ao chegar de viagem, vendo seu boi à beira da morte, o amo convoca Nêgo Chico, sem desconfiar de seu envolvimento no caso, para buscar ajuda. Assim, médico, rezadeira , pajé e até mesmo um técnico em informática tentam, fazendo uso de seus conhecimentos e das sabedorias populares, ressuscitar o Boi Arroba. Mas o bumba-meu-boi, o boi-bumbá, é um boizinho brasileiro e é com a alegria de seu povo que ele volta a dançar.

Nesse brinquedo popular que enlaça a sátira, a comédia, a tragédia e o drama com o tema da morte e ressurreição do boi, a Companhia Arteira apresenta ao público um espetáculo com dança e músicas executadas ao vivo pelos atores.


Ficha técnica
Espetáculo construído coletivamente pela Companhia Arteira
Direção - Gabriela Ribas
Concepção – Companhia Arteira
Figurinos – Nívea Semprini
Elenco - Débora Rebel, Cássio Campos, Gabriela Ribas, Gero Band, Jerônimo Nunes, Nathalia Newlands, Nívea Semprini, Silvia de Araujo
Supervisão musical - Diogo Rebel

                 

             


 







Nenhum comentário:

Postar um comentário