COMPANHIA ARTEIRA





HISTÓRICO

A Companhia Arteira é um coletivo de artistas, atuante desde 2008, sediado em Nova Friburgo/RJ, com a missão de pesquisar e apresentar as diversas possibilidades da linguagem teatral, buscando caminhos de encontros expressivos com a música, as artes plásticas, a dança, o circo, as culturas populares, a literatura, o cinema, em múltiplos espaços, para um número cada vez maior de pessoas, com o objetivo de contribuir para um mundo melhor.

Em 2009 e 2010, realizou diversas sessões e espetáculos de Contação de Histórias em Nova Friburgo: na Biblioteca Pública Municipal de Nova Friburgo, na livraria Arabesco, no SESC Nova Friburgo e Teresópolis, em escolas públicas e particulares. 

Em 2010 e 2011 apresentou a intervenção poética "O menino que carregava água na peneira".

Em setembro de 2011, a Companhia Arteira estreou no Teatro Municipal de Nova Friburgo, o espetáculo teatral "Alabumticabum", de autoria própria e direção de Mariane Canella, que em 2015 recebeu três premiações das cinco indicações no VII Festival de Teatro Infantil de Niterói: melhor espetáculo, figurino e direção, entrando na pauta do Teatro Popular de Niterói no mês de julho de 2016. O espetáculo integrou a programação do Festival SESC de Inverno 2015 e compôs a programação SESC PCG em 2014.

Em julho de 2012 estreou o espetáculo teatral "Cartas", de autoria própria, com direção de Gabriela Ribas e supervisão de Moacir Chaves. A montagem deste espetáculo foi contemplada com o Prêmio Montagem Cênica 2011, promovido pela Nova Sociedade – OSCIP, com apoio da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro e patrocínio da Petrobras.

Em julho de 2013 estreou o espetáculo "As histórias que o vento nos soprou", com histórias da tradição oral brasileira, que integrou a programação do Festival SESC de Inverno 2013 e vem sendo apresentado em escolas, teatros e espaços culturais.
 
Ainda em 2013, a Companhia estreou o espetáculo "Boi Arroba", texto autoral com direção de Gabriela Ribas, apresentado em praças, teatros e escolas, integrando a programação do Festival SESC de Inverno 2014 e 2018.

Por sua atuação cultural na Região Serrana, em 2014, a Companhia Arteira foi indicada, ficando entre os 10 finalistas da região para o Prêmio de Cultura do Governo do Rio de Janeiro.
 
Em fevereiro de 2015 a Companhia Arteira estreou a intervenção "Cadê a água que estava aqui?", com músicas e texto autorais e direção de Gabriela Ribas. A Intervenção compôs a programação do SESC Verão 2015 e foi apresentada em eventos em diversos espaços. Em abril de 2019, o espetáculo integrou o Projeto Amigos da Água, da Concessionária Águas de Nova Friburgo, com apresentação no Teatro do Nova Friburgo Country Clube.

Em dezembro de 2015 a Companhia estreou seu Auto de Natal "Primeira Estrela", baseado nos festejos populares natalinos: Folia de Reis, Pastoril, Reisado, Boi de Reis, com muita música e cantoria, sob a direção de Mariane Canella, o espetáculo integrou a programação de Natal do SESC Quitandinha 2017 e do SESC Natal 2018, sendo apresentado em Nova Friburgo e Duas Barras. Em dezembro de 2019 o espetáculo foi apresentado no SESC Alpina, em Teresópolis, e deu origem ao Cortejo Brincante, que alegrou as ruas do Centro de Nova Friburgo.
  
Em 2016, a Companhia Arteira estreou a intervenção poética "Se alguém de repente me oferecer flores", com direção de Patrick Nogueira, no Festival SESC de Inverno 2016, e participação no Free Jazz & Blues e no Festival de Inverno de Nova Friburgo de 2019.

Estreou também em 2016 o  espetáculo  "Sonho de uma noite de verão", de William Shakespeare, no Teatro Municipal Laércio Ventura, em Nova Friburgo, com direção de Gabriela Ribas e Silvia Araujo e supervisão de Miguel Vellinho  – espetáculo contemplado pela  Seleção Pública para Apoio e Fomento de Projetos Culturais de Nova Friburgo  - Chamada Pública nº 02/2016, e selecionado para compor a programação do Programa SESI CULTURAL 2017. Integrou a programação do SESC Novos olhares em 2017, a Mostra  SESC Regional de Artes Cênicas em 2018 e do Festival SESC de Inverno em  2019.

Ao longo do ano de 2016, a Companhia Arteira apresentou seu repertório no Projeto EmCena, ocupando o palco do Teatro Municipal Laércio Ventura, em Nova Friburgo, nos meses de agosto a dezembro.

Em 2017 os espetáculos do repertório da Companhia Arteira foram apresentados no Projeto 1001 espetáculos da Viação 1001. 

Em agosto de 2019 estreou o espetáculo "Dona Sorte", com texto e direção de Maria Clara Wermelinger, direção musical e composições inéditas de Leonardo Miranda. O espetáculo foi apresentado no Teatro Sânia Cosmelli durante o mês de agosto. Em outubro de 2019 foi apresentado no SESC Nova Friburgo, no Galpão Cultural Margaret de Jesus, em Bom Jardim, e selecionado para a 11a Mostra de Teatro Infantil de Niterói.

Em fevereiro de 2020, reunindo elementos, instrumentos musicais, figuras e personagens de autos populares brasileiros: boi, burrinha, palhaços, brincantes e pernas de pau, com muita cantoria, dança, bonecos e música, a Companhia Arteira realizou o seu "Cortejo brincante de Carnaval" no evento SESC Verão, em Rio das Ostras - RJ.

A partir de julho de 2020, a Companhia Arteira deu continuidade à ação Companhia Arteira Convida, que desde 2012 realiza encontros, oficinas palestras e workshops abertos ao público, com o objetivo de ampliar a capacidade técnica e oferecer oportunidade de qualificação profissional continuada para os artistas de nossa cidade. Em função da Pandemia de Covid19, os encontros estão acontecendo no Canal no YouTube, sempre às quintas-feiras, às 21 horas, totalizando mais de 50 artistas e agentes culturais entrevistados até maio de 2021.
 
Em agosto de 2020, com "Histórias que o vento nos soprou", a Companhia Arteira foi aprovada no edital #CulturaPresenteNasRedes da Secretaria do Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, e com o vídeo "Lá fora" no Festival Up, com veiculação nas redes sociais.

Foi contemplada, ainda em 2020, com o Prêmio Funarte RespirArte pelas produções em áudio visual do Teatro de Sombras "A roupa nova do Rei" e da peça "O Alquimista e a Peste". Este último, numa nova versão, recebeu também o Prêmio Ondas da Cultura - FUNARJ.

Nos meses de janeiro a março de 2021, a Companhia Arteira realizou o seu 1° Festival de Histórias pelo Edital #Cultura Presente, da Secretaria do Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, promovendo Oficinas e levando ao público, através do Canal do YouTube da Companhia Arteira, 15 contações de histórias em linguagens diversas.

Em fevereiro de 2021, a Companhia Arteira dá início ao projeto “Cartas do Isolamento”, contemplado no Edital “Retomada Cultural RJ”, a partir do inciso III da Lei Aldir Blanc, que conta com o patrocínio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, tendo como ações: dois grupos de estudos sobre Objetos Documentais, a Live sobre Teatro de Objetos, com Miguel Vellinho e Sandra Vargas, o documentário Os Invisíveis, com direção de Miguel Vellinho, e o Making of do filme, todas as ações inclusivas, com tradução em Libras.

Nos meses de março e abril de 2021, o diálogo cênico Confidências, de Arthur Azevedo, ganha uma adaptação, com direção de Mariane Canella, e é apresentado no Festival Tribos Digitais e no Arte em Cena, pelo Sesc - Nova Friburgo, veiculado pelas redes sociais.

Comprometida desde sua criação com a democratização do acesso à arte e à cultura e com a promoção de atividades culturais de qualidade, gratuitas, para toda a comunidade, a Companhia Arteira criou e realiza desde 2016 a ação "Nossa parte", que visa a ocupação cultural da Praça do Cônego (Nova Friburgo), com apresentações mensais dos espetáculos de seu repertório, ação interrompida no ano de 2020 em função da Pandemia.

Nesses 13 anos de atuação, a Companhia Arteira busca constantemente aperfeiçoamento e aprofundamento de suas práticas promovendo oficinas, intercâmbios e palestras abertos à comunidade, levando ao público ARTE, POESIA, ALEGRIA, DIVERSÃO e CONHECIMENTO através do TEATRO.

01/06/2022








Nenhum comentário:

Postar um comentário