HISTÓRIAS QUE O VENTO NOS SOPROU


Histórias que o vento nos soprou

Sessões de contação de histórias seguidas de atividades artísticas relacionadas às histórias, com a Companhia Arteira.

Pinto Sura
Conto Popular Brasileiro

Pinto Sura é pequeno e fracote. Vive num galinheiro sofrendo com os maus tratos impostos pelas frangas, pelo frangote e pelo velho galo. Decide levar uma carta para o Rei e reclamar sua triste situação. 

No caminho encontra com a raposa, com o rio e com o espinheiro, que o acompanham, dentro de sua pequena mochila, até o reino. Seus companheiros de viagem tornam-se grandes aliados em sua aventura.

Ao voltar para casa é recebido com entusiasmo. O tempo passou. Pinto Sura cresceu e, com um canto de galo, comemora sua nova posição no galinheiro.
Para este conto, a Cia. Arteira utiliza o recurso da sonoplastia, revelando ao público instrumentos exóticos e suas possibilidades sonoras. 

O Pão, a Água e o Sal  de Silvia Araújo
Baseada em contos tradicionais de diversas tradições, O Pão, a Água e o Sal, conta a história de um jovem rapaz que se apaixona por uma bela princesa e para conquistar sua mão recebe do rei o desafio de responder a três perguntas: Qual é a bebida das bebidas, o alimento dos alimentos e o tempero dos temperos?

O rapaz sai pelo mundo em busca da resposta para essas perguntas e enfrenta desafios, vence obstáculos, encontra bons amigos e volta vitorioso, com as respostas para as três perguntas do Rei.
Para contar essa história, a Cia. Arteira confeccionou marionetes de fio e os ambientes onde a história acontece são compostos com tecidos coloridos, no colo dos espectadores, dispostos em roda. Os marionetes passeiam pelo colo do público, que em roda cria a topografia e o cenário onde e a história se desenvolve.
Músicas ao vivo e efeitos sonoros acompanham a história.


AGENDA


2018

18/02 - SESC Teresópolis


2017


06/10 - E.M. Prof. Nair de A. Rodriguez - Nova Friburgo

2016


20/05 - Cadima Shopping (NF)
15/05 - Praça do Cônego (NF) - NOSSA PARTE

2015


17/10 - Circuito Cultural na Praça - Rio de Janeiro
              

http://www.festivaldeinvernosescrio.com.br/programacao/cia-arteira

http://ciaarteiranf.blogspot.com.br/2013/07/companhia-arteira-em-cachoeiras-de.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário