DONA SORTE



DONA SORTE



"Dona Sorte" é um espetáculo mágico, poético e cheio de criatividade. 

Inspirada pelo conto popular italiano SFORTUNATA e tendo como fonte de pesquisa as diversas versões e variantes encontradas nessa história, a Companhia Arteira brinca com diversas possibilidades da linguagem teatral, oferecendo ao público um espetáculo lúdico e poético. A simplicidade e inventividade da proposta cênica convidam a plateia a participar ativamente, com imaginação e criatividade da criação de ambientes e situações.
O espetáculo conta com música ao vivo, canções inéditas, compostas por Leonardo Miranda, especialmente para o espetáculo.
Com a montagem de "Dona Sorte", a Companhia Arteira festeja seus 10 anos de atuação.

Sinopse 

Dona Sorte conta a história de uma princesa que, perdendo seu reino, sua fortuna e até sua família, é obrigada a sair pelo mundo em busca de sua sorte. Depois de uma longa e difícil jornada, quando, finalmente, a encontra, aprende a cuidar dela, com zelo e dedicação e, a partir daí, passa a ter a sorte a seu favor. É uma história emocionante, ágil e divertida, recheada de imagens arquetípicas e significativas para pessoas de todas as idades.

A adaptação do conto, feita por Maria Clara Wermelinger, nasceu no processo de pesquisa e construção do espetáculo, a partir de um mergulho profundo na qualidade artística de cada integrante da Companhia Arteira e nas diversas versões do conto.

As tradições orais brasileiras e europeias, as histórias, saberes e crenças de diversos povos, as cartas de tarô, oráculos, personagens místicos de diversas culturas, inspiram e preenchem de significado universal o espetáculo. No encontro entre a cultura popular brasileira e a história da tradição oral italiana, o maculelê entra em cena em uma guerra; um presente é oferecido como uma oferenda para as águas; ditos populares, superstições e o tão famoso costume brasileiro de acolher e dar jeito para tudo, transbordam graça nos personagens da história.

O conto de fadas original que inspirou a construção da peça Dona Sorte é pouco conhecido dentro do universo dos contos infantis, o que o torna mais atraente e interessante. No espetáculo, o público tem a oportunidade de conhecer uma nova princesa, forte e corajosa, que vive uma aventura de muitas descobertas, transformações e crescimento.

A história pode acontecer em qualquer tempo... Em qualquer lugar... São personagens que tornam viva a história. Trazê-la para nossa cultura nos deixa mais apropriados dela.

A música original, composta por Leonardo Miranda, durante o processo de pesquisa e construção do espetáculo, é executada ao vivo pelos atores em cena, com instrumentos variados,  enriquecendo e acrescentando qualidade artística ao trabalho.

No cenário, elementos que convidam o público a fazer parte do jogo, através da brincadeira, do jogo cênico e da fantasia. Escadas e tecidos criam um teatrinho, torres de um castelo, montanhas, bancos, tronos de rei, balança, e até uma roca que tece o fio da vida. Um pano é transformado pela ação dos atores em mar, tropa de cavalos, no próprio tempo, um bebê, roupas, rio corrente, tantas e tantas possibilidades!

Os lindos figurinos, inspirados no Movimento Armorial dão o toque final para esta obra cheia de arte e pesquisa.

Falar da sorte também nos coloca no lugar da reflexão de nossa própria vida:
O que é a sorte?
Precisamos ajudá-la?
Podemos contar sempre com ela?
Como estamos cuidando de nossas próprias sortes?

Dessa forma, a Companhia Arteira, celebra seus 10 anos de atuação e muito trabalho em prol da democratização do acesso à arte à cultura, da pesquisa e do desenvolvimento da arte e do ofício do ator no interior do Estado do Rio de Janeiro.

Teaser do processo de construção do espetáculo:

Ficha Técnica:
Criação e concepção: Companhia Arteira
Texto e Direção: Maria Clara Wermellinger
Direção Musical: Leonardo Miranda
Figurinos: Carlos Alberto Nunes e Chico Figueiredo
Cenário: Maria Clara Wermelinger
Preparação Corporal: Juliana Nogueira

Elenco (ordem alfabética):
Cássio Campos
Gabriela Ribas
Gero Band
Jerônimo Nunes
Leonardo Miranda
Maria José Silva
Silvia Araújo

Tempo de Duração: 1 hora
Classificação Etária: livre
Contato: viva.gabrielaribas@gmail.com   (22) 988063113 Gabriela Ribas

AGENDA
- 10 a 08 de setembro (sábados e domingos), às 16 horas no Teatro Sânia Cosmelli - NF
- 12 de outubro (sábado), às 16 horas no SESC de Nova Friburgo - NF
- 13 (domingo), às 16 horas no Teatro Popular Oscar Niemeyer - Niterói
- 20 (domingo), às 16 horas no Galpão Cultural - Bom Jardim

Nenhum comentário:

Postar um comentário