quarta-feira, 25 de agosto de 2021

Companhia Arteira CONVIDA 2021 - David Massena

 A Companhia Arteira convida David Massena para o bate papo: Arte e Múltiplas Linguagens. 

David Massena é jornalista, escritor, roteirista e dramaturgo. No teatro foi ator, diretor, produtor, maquiador, figurinista, coreógrafo e dramaturgo. Na dança foi bailarino das Cias. Joyce Kerman , Ismael Guiser  e Josie Leão – SP,  tendo atuado  também como professor e coreógrafo. Como jornalista foi locutor noticiarista do SBT, redator de rádio, diretor de redação, editor e colunista em jornais impressos e cronista em revistas.

Foi secretário municipal de Comunicação Social e de Cultura em Nova Friburgo e gestor do Sesc – Palácio Quitandinha. É membro da Academia Friburguense de Letras, autor de livros, peças de teatro e roteiros de cinema. Diretor de jornalismo e conteúdo da Multiplix Portal e TV Digital, docente do MBA da Universidade Estácio de Sá – Campus Nova Friburgo e da Ideallis Cursos de Atualização Cultural.
É especialista em Gestão Empresarial e Jornalismo Digital.

Venha participar desse encontro pelo chat ao vivo!!!

Quinta-feira, dia 26 de agosto, às 21 horas


quinta-feira, 19 de agosto de 2021

Companhia Arteira CONVIDA 2021 - Léo Abelha


Nesta quinta-feira, 19/08/2021, às 21 horas, o Companhia Arteira Convida receberá o multi-artista Léo Abelha para uma conversa descontraída sobre sua trajetória nas diversas linguagens artísticas.

Músico, ator, palhaço, contador de histórias, pesquisador da Cultura e da Música Popular Brasileira, graduado em História pela FFSD-Nova Friburgo/RJ, pós-graduado em Educação Artística e em Musicoterapia e, atualmente, cursando pós-graduação em Arte-terapia, Léo Abelha é um artista com muitas habilidades.

Fez parte do grupo de Teatro Dona Eugênia, com Raquel Nader, e do Laboratório Cênico, com Carlos Pimentel. Integrou a equipe do projeto "Chega mais Leitura", com o escritor Álvaro Ottoni, promovendo ações de arte-educação em municípios do interior do Estado do RJ, despertando o interesse e o envolvimento da comunidade pelo ato de ler.

É percussionista de diversos grupos e bandas musicais, entre eles o grupo de Choro  "Meu Chapéu Virou Pandeiro" e o "Trio Sassarico", de forró Pé de Serra. Compõe com seu parceiro Jeferson Cunha a dupla de palhaços Abelhito e Sucata, e, como professor de Artes, trabalha na Apae de Nova Friburgo há 20 anos e, desde 2013, na Aldeia da Criança. 

Participe dessa conversa para conhecer também as outras tantas atuações desse grande artista!



Filme "Os invisíveis" está entre os finalistas do Montreal Independent Film Festival


A Companhia Arteira está soltando fogos com a notícia de que "Os Invisíveis", o filme documentário de ficção produzido por seus integrantes e convidados, está entre os finalistas do Festival de Cinema Independente de Montreal!!!

Todos estão muito contentes e na torcida!!!

quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Companhia Arteira CONVIDA 2021 - Cil Correa, Cyomara de Paula e Tânia Noguchi

 

Nesta quinta-feira, dia 12/08/2021, às 21 horas, a Companhia Arteira convida: Cil Correa, Cyomara de Paula e Tânia Noguchi, atrizes de "Cinquentânias".

 “A ideia era fazer um espetáculo teatral com as três atrizes. Um dia, na mesa de um bar falamos a respeito; Rebecca Noguchi, a autora, se prontificou a escrever alguma coisa. Assim nos reunimos e foi surgindo o tema "Tempo"... falar sobre tempo, idade, passado, presente, futuro... Veio a pandemia, a ideia de apresentação no teatro presencial teve que ser adiada, então pensamos em apresentar online, pela plataforma Zoom, cada uma na sua casa, mantendo a ideia de origem, fazendo algumas adaptações no texto. Após alguns meses ensaiando online, fizemos em torno de 12 apresentações em dezembro de 2020. Depois disso, resolvemos participar de um edital do Governo do Estado, pela Lei Aldir Blanc e fomos selecionados. Mas, por conta da pandemia, ainda não poderia ser teatro presencial; resolvemos fazer um filme, um média metragem, e aceitaram nosso pedido de mudança no projeto. Partimos então para as gravações, e aí surgiu o filme "Cinquentânias".

Para conhecer a trajetória dessas três artistas e saber mais dos processos de criação desse trabalho, acesse nosso canal no YouTube e participe ao vivo pelo chat!



terça-feira, 3 de agosto de 2021

Companhia Arteira CONVIDA 2021 - Wilson Wagner

 

Na próxima quinta-feira, dia 05/08/2021, às 21 horas, o Companhia Arteira Convida receberá o ator, diretor e produtor Wilson Wagner para uma conversa sobre o  “Teatro como profissão e prazer”. 

Wilson Wagner estreou em 1982 com a peça "A menina e o palhaço", de sua autoria, no III Festival de Teatro da Secretaria Estadual de Cultura, onde ganhou o prêmio de ator revelação. Em 1984, entrou definitivamente para o mundo do teatro através do grupo "Nós do circo", do extinto espaço cultural Circo Azul.

Produziu e atuou na peça "Vida privada" (de Mara Carvalho), que permaneceu em cartaz durante 5 anos, ocupando os teatros da cidade de Nova Friburgo e do interior do Estado do Rio de Janeiro. Em 2006, passou a integrar a trupe Grupo em Grupo de Artes Cênicas, onde, como diretor e produtor, assinou os sucessos "Velório à brasileira" (de Aziz Bajur) e "Coitado, quem diria, entrou numa fria" (de Lucas Bastos).

No cinema atuou nos curtas "Love Express" (com direção de Andre Pellenz), "O príncipe das estrelas" (com direção de Fabian Santos) e "Cuide bem da sua mãe" (com direção de Aldo Balbi). Seu último trabalho foi a direção de um dos maiores clássicos do teatro brasileiro, "Deus lhe pague" (de Joracy Camargo). Atualmente soma em seu currículo mais de 30 peças teatrais.

Participe do bate-papo ao vivo! Divulgue! Compartilhe!!